O que é Medicina Hiperbárica

Medicina Hiperbárica é a área da medicina cujo tratamento é baseado na utilização de oxigênio puro, a uma pressão superior a uma atmosfera. Para isto são empregadas câmaras hiperbáricas, que são basicamente cilindros fabricados em aço ou acrílico.

Nas câmaras multipacientes, onde vários indivíduos são tratados simultaneamente, o oxigênio é fornecido aos pacientes por meio de máscaras ou capuzes de plástico.

Nas câmaras monopacientes, onde o doente é tratado individualmente, o oxigênio pode servir para pressurizar todo o equipamento, situação em que a máscara ou o capuz é dispensado, já que o paciente está envolto pelo oxigênio que ela respira.

Durante o tratamento os pacientes são submetidos a uma pressão 2 a 3 vezes maior que a pressão existente ao nível do mar.

Nestas condições, ocorrem vários fenômenos, como a normalização da cicatrização das feridas e o combate a diversas infecções, processos seriamente prejudicados pela deficiência de oxigenação.

É realizado diariamente com uma média de 25 sessões, com duração de 90 minutos cada sessão. O paciente durante todo o tratamento é assistido por um médico, enquanto se entretém com música ambiente e jogos. Este procedimento é reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina e de cobertura obrigatória pelas operadoras de planos de saúde e seguradoras, segundo resolução da Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS).